domingo, 27 de maio de 2007

Encontro "Quebrar com a rotina, construir uma escola"

No passado dia 26 de Maio de 2007, decorreu o encontro promovido pelo MISTA para debater a rotina dos alunos e alunas do IST e a falta de participação destes nas actividades promovidas no espaço universitário.

Estiveram presentes mais de 20 pessoas, estando representadas as secções autónomas Rádio Zero, Diferencial e Cinema ParaIST, assim como os núcleos de estudantes de Território e de Informática e o Conselho Pedagógico. Participaram também pessoas que já pertenceram a outros núcleos e secções autónomas.

Foi um encontro produtivo, num ambiente alegre e descontraído.

Aqui ficam algumas fotos do encontro.

























4 comentários:

Rodrigo Rivera disse...

Bastante gente a reunir! Parabens ao colectivo! Mas que exagero de fotos :P

Abraços e força para o movimento!
Vemo-nos em frente à AR!

Rodrigo

Lourenz disse...

Pessoal, agora que as aulas tão aí a estalar, e antes que nos estalem a cabeça, que tal organizar um debate sobre o RJIES - o que é e suas implicações? É verdade que o pessoal não se mexe e tal, mas aqui entre nós há de certeza pessoal que não sabe o que se está a passar e que se soubesse fazia alguma coisa. Não sei, pior das hipóteses quem está de facto interessado discute o que é que se pode (e que se deve) fazer. A ideia de que os estudantes estão a ser enrabados uma e outra vez e no técnico não se faz nada pode querer indiciar que a malta até gosta, mas eu cá gosto de pensar que não é o caso.

Outra coisa, como é que um gajo faz pra falar com vocês? Vou ser sincero, eu ando no IST e durante um ano desenvolvi a teoria de que o MISTA devia ser uma espécie de maçonaria, uma filiação secreta de difícil acesso e pouca exposição na sociedade (leia-se, no técnico, das salas de computadores aos bares que , segundo a experiência me diz, é onde a maioria da malta costuma andar). Imaginem que eu tenho umas ideias, mesmo que uma elevada percentagem se possa reduzir a parvoíce e utopia crónicas, uma fracção talvez possa ser aproveitada. Por exemplo, eu curtia ver um debate sobre as condições de acesso ao ensino superior da malta que vive na cova da moura, ou na arrentela. Parvoíce ou Utopia?
E se eu vos disser que se estiverem interessados sou capaz de conseguir arranjar pessoas de lá para irem ao IST falar? Lá por ninguém ir à montanha (cova) não quer dizer que a montanha (cova) não possa vir ter connosco.
É só que há tanta malta a perder contacto com a realidade que às tantas não me admira que não se veja nada acontecer. E eu posso falar com o meu umbigo mas só dois somos poucos e um de nós não tem pernas, braços nem boca.
Vejam lá isso, digam qualquer coisa ou então caguem pra mim mas façam um bom trabalho que eu gosto bué desta iniciativa.

Lourenz disse...

Acabo de descobrir que o MISTA funciona como uma panocracia. E eis porquê:

<< O MISTA tem actividades abertas a todos e a todas que nelas queiram participar, sem qualquer tipo de inscrição ou carácter vinculativo. Não há corpos dirigentes e as decisões são tomadas nas reuniões, abertas aos interessados/as >>

Podem perguntar-se quando a pertinência do meu comentário mas eu acho que isto é interessante.

Já agora, alguém vai ao Avante!?
(alguém com carro seria ideal)
...
ok, just checking, compliments y'all

Mista disse...

Lourenz:
podes enviar um e-mail para mista.geral@gmail.com de forma a entrarmos em contacto contigo?
Um abraço do pessoal do MISTA